Este é o blog da ABEAC (Salvador- Bahia - Brasil)... Aqui você pode encontrar todas as informações sobre a instituição, trabalhos, projetos, notícias e eventos além de algumas parcerias. Além disso, você encontrará registros que marcaram e marcam nossa caminhada durante esses onze anos... SEJA SEMPRE BEM VINDO!

No final da década de 90, a estudante de pedagogia, Fernanda Nunes, começou a perceber que na comunidade do Areal/Ribeira havia um número significativo de crianças ociosas as margens da criminalidade.
Preocupada, iniciou gratuitamente em sua casa, um trabalho de reforço, acompanhamento escolar e ações de aconselhamento com os pais ou responsáveis, tendo assim, um impacto direto nas famílias.
A procura por vagas, fez com que a estudante continuasse o trabalho. Ao longo do tempo houve a necessidade de se estender também às crianças e adolescentes em abandono social, uma vez, que os mesmos são dependentes de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas e outras mazelas social.
Fernanda solicitando apoio de outros moradores conseguindo uma garagem, que logo ficou pequena para a demanda. Buscou a Associação dos Moradores e Amigos de Itapagipe – AMAI passando a desenvolver seu projeto em dois turnos diariamente. A intervenção foi organizada e socializada com outras pessoas que passaram a contribuir com outras ações na busca de doações e parcerias locais, sendo a primeira com o Comitê da Cidadania do Banco do Brasil o que levou a necessidade de institucionalizar a experiência.
Em 1999 é formada juridicamente a ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE EDUCAÇÃO ARTE E CIDADANIA - ABEAC com formação de sua primeira diretoria. Com a necessidade de ampliação, mudou-se, novamente para o local em que funciona até hoje, na antiga escola de futebol do Clube Avante no fim de linha da Ribeira.

Objetivo
Foi criada com a finalidade de desenvolver ações de natureza sócio-cultual-educativas voltada para infância e juventude, para terceira idade, portadores de deficiência, com apoio familiar principalmente aos moradores dos Alagados, não tendo fins econômicos, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde está inserida – Península de Itapagipe / Bairro da Ribeira – atendendo algumas de suas necessidades básicas.

Eixo das ações
O seu eixo de ações está em complementação, com atividades em turno oposto da escola regular:
  • Visando não evasão e não repetência escolar;
  • Construção ou resgate da cidadania;
  • Trabalho com crianças e adolescentes moradores de rua;
  • Preparação e encaminhamento de adolescentes ao primeiro emprego; 
  • Apoio e orientação psicológica também aos alunos e familiares e
  • Educação Ambiental, transformando crianças e adolescentes em agentes multiplicadores de informações. 
| Designed by Colorlib